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Conciliação no sobre-endividamento

SISPACSE - Guias do utilizador

GUIA DO CONCILIADOR

Gerir procedimentos

Após aceder à sua área reservada, são apresentados os procedimentos em curso que tenham sido distribuídos ao conciliador e o respetivo estado.

Lista de procedimentos

Detalhes do procedimento

Através do número do procedimento, é possível aceder aos seus detalhes:

Detalhes do procedimento

Notificações eletrónicas

É também através da área reservada que pode consultar as notificações eletrónicas

Notificações eletrónicas

Validar o âmbito e eventual impedimento

Ao receber um novo procedimento, o conciliador deverá avaliar se o objeto do mesmo se encontra no âmbito do SISPACSE, assim como se o próprio conciliador se encontra legalmente impedido de tramitar o concreto procedimento.

Ambito e impedimento

Registar o agendamento de uma sessão informativa

Para registar uma sessão informativa, aceda a Conciliação e preencha o formulário em conformidade.

Registar sessão informativa

Com o registo da sessão informativa, serão enviadas mensagens de correio eletrónico para as partes envolvidas convocadas para a sessão, nomeadamente o devedor e os credores convocados.
Para cada credor, indique se este está convocado ou a se a sua presença é dispensada por ter participado em anterior sessão informativa do SISPACSE por iniciativa do mesmo devedor e desde que se verifique identidade entre os objetos dos procedimentos.

Avançar para fase das negociações e acordo

Após a conclusão das sessões informativas e tendo as partes manifestado o interesse em prosseguir para a fase de negociações para obtenção de acordo, deve ser associada a respetiva ata da sessão informativa e emitido o DUC para pagamento, pelo devedor, da taxa única no valor de 30 €.

O documento correspondente ao DUC emitido é automaticamente enviado por mensagem de correio eletrónico para o devedor, contendo as instruções para pagamento.
Só após a notificação da confirmação do pagamento ter sido efetuado, é que é possível ao conciliador proceder ao registo do agendamento da sessão de conciliação. O conciliador receberá mensagem de alerta da ocorrência, ou não, do pagamento.

Avançar para a fase de negociações

Registar o agendamento de uma sessão de conciliação e acordo

Terminar um procedimento de conciliação

Conforme a fase em que o procedimento se encontra, as modalidades de termo de um procedimento de conciliação podem variar.

Para cumprimento das obrigações de reporte estatístico, é fundamental que o conciliador mantenha atualizado o estado de cada procedimento.

Registar a modalidade de termo do procedimento

Termo de Procedimento sem acordo

Se o procedimento avançou para a fase de negociações

Se existir acordo, é possível registar os seus termos:

Termo de Procedimento com acordo

Associar documentos ao procedimento de conciliação

O conciliador pode a todo o tempo associar documentos ao procedimento de conciliação.

Estão disponíveis várias minutas que devem ser utilizadas pelo conciliador, devendo ser convertidas para o formato PDF. Após carregar um documento na plataforma, o conciliador deverá proceder à sua classificação. As opções disponíveis variam de acordo com a fase em que o procedimento se encontra.

Associação de documentos ao procedimento